Feno-grego: veja 6 razões para comer esse vegetal todos os dias

As partes utilizadas do feno-grego na medicina e fitoterapia são suas sementes. De acordo com a nutricionista Jadielma Galvão, elas são capazes de tratar inflamações e problemas digestivos. Além disso, o chá de feno-grego pode auxiliar no emagrecimento, nos cuidados com a pele e com o cabelo. Confira mais benefícios e formas de usar esse alimento:

Índice do conteúdo:

O que é o feno-grego?

iStock

Esta é uma planta medicinal rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Por essa razão, o feno-grego é um importante ingrediente para uma alimentação que busca o cuidado com a saúde e com a estética. Além disso, é uma semente que atua de forma positiva tanto no organismo masculino como no feminino. Veja a seguir os principais nutrientes encontrados em 100 g do vegetal.

Informações nutricionais

  • Calorias: 323 Kcal
  • Potássio: 770 mg
  • Fibra alimentar: 25 g
  • Proteínas: 23 g
  • Ferro: 33,5 mg
  • Vitamina A: 60 IU
  • Magnésio: 191 mg
  • Cálcio: 176 mg

Com tantos nutrientes, o feno-grego é considerado um alimento com propriedades laxantes, afrodisíacas, digestivas e antioxidantes. “É usado em várias situações, como diminuição de inflamações, melhoramento do funcionamento intestinal e redução das cólicas menstruais”, explica Jadielma.

6 benefícios do feno-grego

  1. Emagrece: o chá feito com essa planta pode auxiliar no processo de perda de peso. “Graças ao seu alto teor de fibras, o mesmo ajuda na eliminação de gordura corporal e também dá mais saciedade”, explica a nutricionista. Mas, claro, nenhum produto é milagroso e, por isso, o paciente deve combinar o consumo de feno-grego com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para influenciar o emagrecimento.
  2. Contribui com a amamentação: segundo Jadielma, esse vegetal contem fitoestrógenos, compostos fenólicos muito semelhantes ao hormônio feminino chamado de estrogênio. Consequentemente, o consumo desse produto natural aumenta a produção de leite.
  3. Cuida da pele: outro importante papel desempenhado pelo consumo dessa planta é o cuidado com os aspectos da pele. Na prática, ela atua no combate a acnes e celulites.
  4. Protege os cabelos: quer cabelos hidratados e brilhosos? Então, a dica é apostar no feno-grego na dieta, uma vez que ele auxilia na luta contra a calvície, acelera o processo de crescimento dos fios e ainda diminui a quantidade de frizz.
  5. Previne problemas digestivos: também é possível tratar a prisão de ventre usando o chá feito com essa planta.
  6. Aumenta a testosterona: “em geral, o feno grego tem vários benefícios, mas para os homens em específico ele é muito suplementado para aumentar os níveis de testosterona, o hormônio que está ligado às aptidões sexuais”, finaliza.

Com todos esses benefícios, a planta se torna uma excelente opção para quem está em busca de melhorar a alimentação diária. Trata-se de uma escolha saudável para completar refeições importantes do dia ou para o preparo de infusões.

Como usar

Ainda segundo a nutricionista, esse alimento pode ser utilizado na culinária, no preparo de chás e até como produto natural de cuidado com a pele e/ou cabelos. Além disso, pode ser adquirido no formato de cápsulas que auxiliam na manutenção da saúde. Confira os principais usos:

Chá de feno-grego

Essa bebida é indicada para auxiliar no emagrecimento, nos problemas digestivos e também para aliviar alguns dos sinais da menopausa.

Como fazer: coloque uma colher (sopa) de feno-grego em uma xícara (chá) de água fria. Aguarde por duas horas e coloque a mistura no fogo. Depois que ferver, espere três minutos. Em seguida, passe a infusão na peneira e beba o chá ainda morno, sem acrescentar açúcar.

Na culinária

É possível fazer pratos clássicos utilizando o feno-grego como um dos ingredientes principais, como é o caso do hambúrguer vegano indicado pela nutricionista. Aprenda a receita a seguir e tenha uma opção de lanche rápido e saboroso!

Como usar: deixe 500g de lentilha de molho e, em seguida, cozinhe junto com sal e louro. Escorra a lentinha e deixe esfriar, depois misture-a com 2 colheres (sopa) de óleo vegetal e temperos da sua preferência. Adicione cebola e alho, 250g de aveia e 1 colher (sopa) de feno-grego. Assim que a massa não pegar mais na mão, forme o hambúrguer e coloque-o para assar.

Feno-grego para os cabelos

Faça o chá com esse vegetal e aproveite seus benefícios envolvendo os cuidados capilares. Como resultado, você terá cabelos mais saudáveis, com mais brilho e sem frizz.

Como usar: prepare o chá de feno-grego e, depois de frio, coloque a substância na raiz dos cabelos. Aplique o chá fazendo massagens circulares no couro cabeludo. Após alguns minutos, retire todo o produto natural.

Aplicação na pele

Engana-se quem acredita que essa planta só tem benefícios em suas sementes. Pelo contrário: as folhas também são aliadas da saúde, principalmente da pele.

Como usar: entre seus cuidados com a pele, acrescente uma máscara natural feita com as folhas desse vegetal amassadas. De acordo com Jadielma, é indicado espalhar o conteúdo na pele, seja no rosto, no pescoço ou em qualquer lugar que você desejar. Depois de alguns minutos, retire com água gelada.

Cápsulas de feno-grego

Esse formato ainda é pouco utilizado, mas acaba sendo uma alternativa mais prática para ter os principais benefícios do feno-grego, como o emagrecimento, a melhora da digestão e o aumento do desempenho sexual de homens e mulheres.

Como usar: a quantidade de cápsulas ingeridas diariamente varia entre uma ou duas unidades. Elas devem ser utilizadas, preferencialmente, acompanhadas das principais refeições do dia. No entanto, por funcionar como uma suplementação, é mais indicado que a dose seja recomendada por um profissional de nutrição.

A nutricionista também aproveita para revelar a quantidade de grãos que pode ser consumida diariamente. “O recomendado é, em média, três colheres (de sopa) ao dia”, completa.

Alertas e contraindicações

Apesar de benéfico à saúde, o feno-grego possui algumas contraindicações. “Não é indicado para grávidas, pois ele pode induzir ao parto. Também não é indicado para diabéticos que são dependentes de insulina”, finaliza a profissional.

Esse vegetal pode ser encontrado em feiras livres e lojas de produtos naturais online ou físicas. No formato de cápsulas, o feno-grego pode ser adquirido em farmácias também. Se você tem como intuito o emagrecimento, conheça outros alimentos saudáveis para perder peso e diversifique sua alimentação.

O post Feno-grego: veja 6 razões para comer esse vegetal todos os dias apareceu primeiro em Dicas de Mulher.

Feno-grego: veja 6 razões para comer esse vegetal todos os diaspublicado primeiro em como se vestir bem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s