Pansexualidade: o que é e fatos que você precisa conhecer

Hoje em dia, entendemos que as formas de se relacionar e viver a sexualidade são singulares para cada um de nós. Nesse sentido, precisamos compreender e respeitar cada uma delas. Você sabe o que é pansexualidade? Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto com informações da psicóloga e sexóloga Keila Oliveira. Confira!

Índice do conteúdo:

O que é pansexualidade?

“Pan” significa “todos”. Keila explica que o termo pansexual é usado para designar os indivíduos que sentem desejo ou atração sexual por outra pessoa independente da forma de expressão ou gênero atribuídos a ela. Em suma, pansexualidade tem a ver com se relacionar sem limitações de gênero ou identidade. Simplesmente, se relacionar com pessoas!

A psicóloga e sexóloga chama atenção para a necessidade que temos de nos enquadrar em um grupo, descobrir “quem somos”. Heterosexual, homosexual, pansexual, bisexual… Existem muitas formas de se relacionar e expressar, mas a questão é que nenhuma dessas terminologias dá conta de explicar a complexidade da sexualidade humana.

6 fatos sobre a pansexualidade

São conceitos complicados, e é normal que surjam dúvidas. Pensando nisso, separamos informações importantes sobre a pansexualidade que podem te ajudar a entender esse universo. Dê uma olhada!

  1. Pansexual é diferente de bissexual: bissexual é quem se interessa por dois gêneros (masculino e feminino). Já os pansexuais se relacionam com qualquer gênero, cis ou transexual.
  2. Pansexualidade se trata de pessoas: muitos acreditam que um indivíduo pansexual pode sentir atração por animais ou plantas, mas isso é um erro! Trata-se do desejo por pessoas, com quem se pode ter uma relação consensual. “Toda a confusão é que, como é um termo autorreferente, muita gente vai se designar como pansexual e acrescentar o que lhe vier à cabeça”, aponta Keila.
  3. Ser pansexual não significa estar confuso: não tem a ver com ainda decidir entre ser hétero ou homossexual. Pansexualidade tem a ver com não se sentir confortável em escolher um parceiro restringindo-se ao gênero.
  4. Não é ter desejo a todo momento: atrair-se por todos os gêneros é diferente de sentir desejo por todas as pessoas sempre. Pansexuais podem ter uma relação monogâmica e não devem ser vistos como promíscuos por conta de sua orientação sexual.
  5. Há muito o que aprender: novas manifestações da sexualidade humana, como a pansexualidade, ainda precisam ser muito estudadas pela psicologia. Ainda, Keila aponta para uma tendência de aumento dos termos que buscam encaixar os indivíduos em um grupo.
  6. A bandeira pansexual é única: a bandeira que representa a pansexualidade é composta por três cores: rosa, que representa mulheres, azul, que representa homens, e amarelo, referente a pessoas não-binárias.

Viu só como tem muito mais por trás da sexualidade do que podemos imaginar? Por isso é tão importante nos informarmos e buscarmos ser cada vez mais inclusivos com todos os grupos.

Vídeos e relatos sobre a pansexualidade

Para saber mais sobre o assunto, vale conferir os vídeos que separamos para você. Dê uma olhadinha!

Afinal, o que é pansexualidade?

Nesse vídeo, um casal explica o que é ser pansexual, esclarece dúvidas e te deixa por dentro do assunto. Eles ainda contam como o processo de conhecimento da pansexualidade é complexo. Confira!

O que as pessoas pansexuais estão cansadas de ouvir

Desvendar os mitos que envolvem essa orientação sexual é essencial! Por isso, trouxemos esse vídeo que trata de forma descontraída os pensamentos errôneos em relação à pansexualidade.

Descobrindo mais sobre o assunto

Que tal conhecer as diferenças entre pansexualidade e outras formas de expressar a sexualidade? Aqui, você pode! Acompanhe esse vídeo e abra a cabeça para aprender muito.

Aprendendo e se informando

Confira, nesse vídeo, a youtuber Dani Cruz contando como é sua experiência, como ela já errou antes de entender o que é ser pansexual e ainda veja polêmicas sobre o assunto.

O que pansexuais gostariam que você soubesse

Esse vídeo vai te ajudar a compreender melhor o que é e qual a melhor forma de agir diante da pansexualidade. O mais importante é respeitar e se informar!

Conseguiu entender mais sobre a pansexualidade? Sabemos que é um tema complexo, por isso vale sempre buscar novas informações. Confira também fatos sobre a demissexualidade e quebre seus tabus!

O post Pansexualidade: o que é e fatos que você precisa conhecer apareceu primeiro em Dicas de Mulher.

Pansexualidade: o que é e fatos que você precisa conhecerpublicado primeiro em como se vestir bem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s